terça-feira, 27 de setembro de 2011

EMAGRECIMENTO: MUSCULAÇÃO OU EXERCÍCIO AERÓBIO?


Emagrecer é um dos principais objetivos entre as pessoas que procuram iniciar algum tipo de atividade física. Um programa de treinamento bem elaborado e alimentação adequada podem produzir ótimos resultados para quem deseja emagrecer. Mas qual tipo de atividade emagrece mais, musculação ou exercício aeróbio?
Qualquer atividade que contribui para elevação do gasto calórico auxilia na perda de peso. Porém, pesquisas mostram que o gasto calórico de exercício aeróbio é maior quando comparado com exercícios de musculação. Mas as pessoas que praticam atividades aeróbias por longos períodos podem perder massa muscular, devido o uso de aminoácidos para produzir energia. Uma forma de evitar essa perda de massa muscular é associar as duas atividades, que em estudos mostram ser a melhor maneira de emagrecer com saúde e eficiência, além da reeducação alimentar, em outras palavras isso significa balanço calórico negativo, ou seja, a ingestão calórica deve ser menor do que o gasto calórico.
Essas recomendações além de melhorar a estética do individuo, contribuirá para o combate de doenças ocasionadas pela obesidade como: cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes e outras. Vale destacar que, nesse caso, é fundamental o acompanhamento do nutricionista e educador físico para obter um resultado seguro e eficaz.

Profº Carlos André Barros de Souza
CREF 081728-G/SP

Professor de Educação Física (FEFIS)
Graduando em Fisioterapia (UNILUS)
Email: c.andrefisio@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário