domingo, 13 de março de 2011

SEDENTARISMO




O Sedentarismo é umas das principais causas de doenças mais comentadas hoje em dia. Segundo TIRADO e CALDEIRA (2001 apud NETO, 2010) Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energeticos por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menos esforço reduzindo assim o consumo energético do seu corpo.

A vida sedentária causa uma regressão funcional no aparelho locomotor e nos demais órgãos e sistemas que seriam solicitados durante a pratica de uma atividade fisica. As doenças causadas pelos hábitos sedentários são as cronicas não transmissiveis, sendo mais comumentes as coronrianas, a obesidade, a hipertesão, a diabetes e a depressão (TIRADO e CADEIRA, 2011 apud SABA, 2003)


Analises Epidemiológicas demonstraram que muitos indivíduos morrem simplesmente por serem sedentários, isto fez com que a atividade física fosse vista em diversos países como uma questão de saúde publica. (CALEGARI et alii, 2006 apud NETO, 2005)

Existem pequenas medidas que podem ser tomadas para deixar de lado a vida sedentária:

  • Andar
  • Correr
  • Pedalar
  • Nadar
  • Fazer ginástica
  • Jogar bola

Segundo trabalhos científicos recentes, praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, contínuos ou acumulados, é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida (NETO, 2010)


Pequenas modificações nos hábitos de vida diários podem tornar um individuo sedentário em uma pessoa ativa e com uma melhor qualidade de vida, lembrando que antes de se aventurar em qualquer atividade física deve-se ir ao médico, para que não ocorra nenhum problema com a sua saúde no decorrer das suas praticas diárias de atividade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CALEGARI, D. R. et alii. Efeitos do Exercicio Fisico em individuos portadores de diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Revista Digital - Buenos Aires –n.93 – Fev/2008. Disponível em <http://www.efdeportes.com/ > Acesso em: 13 de mar 2011


NETO, T. L. B. SEDENTARISMO. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/13460551/Sedentarismo> Acesso em: 13 de mar 2011


TIRADO, N. G; CALDEIRA, D. F. O. COMBATE AO SEDENTARISMO: A INTERVENÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES E EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PROMOÇÃO DE UMA VIDA SAUDÁVEL E ATIVA. jan./2011. Disponível em: <http://www.webartigos.com>. Acesso em: 13 de mar 2011





Profª Cristiane dos Santos
Graduanda do último ano de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA)
Email: cristiane.santos08@gmail.com

Um comentário:

  1. gostei muito!!! me ajudou bastante no meu trabalho de ed. Física

    ResponderExcluir