Cadastre-se e receba atualizações por E-mail

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MÉTODO PILATES E SEUS BENEFÍCIOS



O método Pilates consiste em uma filosofia de treinamento resistido que através dos seus princípios, exercícios e aparelhos, condicionam e reabilitam relacionando corpo e mente (META PILATES, 2014), visando trabalhar força, alongamento, flexibilidade, equilíbrio, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo e tendo o abdômen como centro de força, o qual trabalha constantemente em todos os exercícios da técnica, realizada com poucas repetições (MARTINS, 2013 apud SACCO et al. 2005). 

Os princípios originais do método Pilates enfatizam muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. São eles: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez (MORAES, 2009) .

Concentração

Segundo o princípio da concentração, durante todo o exercício, a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com a maior eficiência possível. Assim, ocorre a conscientização corporal e o aprendizado motor, que é o grande objetivo da técnica ( GÓMEZ; GARCÍA, 2009). 

Centralização (Power House) 

O corpo tem um centro físico, onde se originam todos os movimentos, chamado de “powerhouse” (Centro de Força). Preconiza-se o reforço desse centro para promover a sustentação da coluna, dos órgãos internos e manutenção de uma boa postura (RODRIGUES, 2006). 

Respiração

"Respirar é o primeiro e o ultimo ato da vida" (Meta Pilates, 2014 apud Pilates, 1945), No Método Pilates todos os exercícios são associados à respiração. Joseph Pilates enfatizava a respiração como o fator primordial, a inspiração ocorre para preparar-se para o movimento e a expiração ocorre enquanto o executa (COMUNELLO, 2011 apud MARIN, 2009). 

Fluidez

A fluidez e leveza dos movimentos permitem a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício. Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros (MORAES, 2009). 

Precisão e Controle 

A precisão é de fundamental importância na qualidade do movimento e no realinhamento postural do corpo (GÓMEZ; GARCÍA, 2009). 
A precisão está diretamente ligada ao controle. Concentrando-se em cada etapa do movimento e conhecendo o corpo, é possível desenvolver o controle necessário para se obter a precisão de cada movimento (RODRIGUES, 2006). Quando os exercícios são realizados respeitando esses dois princípios, ocorre uma minimização do recrutamento de músculos desnecessários , o que poderia causar fadiga precoce e diminuição de estabilidade (META PILATES, 2014). 

BENEFÍCIOS

- Realinhamento postural. 
- Alívio de dores, principalmente nas costas. 
- Aumento de força, resistência muscular e flexibilidade. 
- Promove equilíbrio e previne quedas. 
- Relaxa e combate o estresse. 
- Previne a incontinência urinária. 
- Melhora a respiração e o autocontrole. 
- Ajuda na reabilitação de lesões e evita recorrências. 

Os diversos benefícios e o fato do Pilates se diferir de outras modalidades torna a procura de novos adeptos cada vez maior. É importante salientar que o método deve ser orientado por profissionais habilitados para se obter os benefícios sem oferecer riscos a saúde. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COMUNELLO, J. F. Método Pilates: Aspectos históricos e princípios norteadores. Artigo de Revisão. Instituto Salus, maio-junho 2011

GÓMEZ, V. S; GARCÍA, O. G. Ejercicio físico y Pilates durante el embarazo. Revista Digital – Buenos Aires – Ano 14 – N 136. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd136/ejercicio-fisico-y-pilates-durante-el-embarazo.htm>. Acesso em: Fev/2015.

MARTINS, R. A. S. Método Pilates: Histórico, benefícios e aplicações revisão sistemática da literatura. Goiânia, 2013.

META PILATES. Apostila Curso de Formação em Pilates. 2014.

MORAES, R. Os 6 Princípios do Pilates. Revista Pilates. Abr/2009. Disponível em: < http://revistapilates.com.br/2009/04/20/os-6-principios-do-pilates/>. Acesso em: Fev/2015.

RODRIGUES, B. G. S. Método Pilates: uma nova proposta em reabilitação física. Setembro. 2006. Disponível em: <http://www.efisioterapia.net/descargas/pdfs/pilates.pdf>. Acesso em fev/2015.


Profª Cristiane dos Santos
CREF 090370-G/SP
Professora de Educação Física, formada pela Universidade Santa Cecilia.
Email: cristiane.santos08@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário