quarta-feira, 6 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA





Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prática de atividade física regular reduz o risco de mortes prematuras, doenças do coração, acidente vascular cerebral, câncer de cólon e mama e diabetes tipo II. Atua na prevenção ou redução da hipertensão arterial, previne o ganho de peso (diminuindo o risco de obesidade), auxilia na prevenção ou redução da osteoporose, promove bem-estar, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Especialmente em crianças e jovens, a atividade física interage positivamente com as estratégias para adoção de uma dieta saudável, desestimula o uso do tabaco, do álcool, das drogas, reduz a violência e promove a integração social.
O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define a atividade física como sendo um movimento corporal que é produzido pela contração da musculatura esquelética e que eleva o gasto energético além dos níveis de repouso, essas atividades podem ser: lavar o carro, passear com cachorro, limpar a casa e subir escadas, por exemplo, são considera das atividades físicas. (Teixeira, 2008)
Atualmente, está comprovado que quanto mais ativa é uma pessoa menos limitações físicas ela tem. Dentre os inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos promove, um dos principais é a proteção da capacidade funcional em todas as idades.
O estilo de vida não sedentário, conforme Ghorayeb e Barros (1999), faz com que pessoas que estão engajadas em algum tipo de prática de exercícios físicos, tem os riscos de progressão ou surgimento de doenças crônicas degenerativas Segundo o projeto governamental dos Estados Unidos de nome "Pessoas Saudáveis 2000", citado por Ghorayeb e Barros (1999), o sedentarismo apresentado em indivíduos que participaram de uma pesquisa, mostram dados que comprovam que pessoas praticantes de atividades físicas regulares apresentam duas vezes menos riscos de desenvolver alguma doença coronária ou problemas musculares como estiramento e dores.
Pensando na grande importância que tem a pratica de atividade física, em Abril de 2002, a OMS decidiu celebrar o DIA MUNDIAL DA SAÚDE com o tema “Atividade Física” na cidade de São Paulo. Foi então criado o AGITA MUNDO NETWORK que celebra todo dia 6 de Abril o DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA.
Ao longo dos últimos anos, foram realizados aproximadamente 6.000 eventos ao redor do mundo, sendo que só em 2006 foram realizados mais de 2200 eventos, nos 5 continentes, envolvendo milhões de pessoas.

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Agita Mundo - Dia Mundial da Atividade Física. Disponível em: www.agitamundo.org/site_br.htm Acesso em: 06/abr/2011


American College of Sports Medicine Position Stand. Exercise and physical activity for older adults. Med Sci Sports Exerc. 1998.


American College of Sports Medicine (ACSM). Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.


GHORAYEB, N. BARROS NETO, T. L. de O exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo: Atheneu, 1999.


Teixeira, C.L.S. Atividade Física e Exercício Físico – Recomendações. Fitness Clip Body Systems. Ano IV, nº 52, agosto 2008. Disponivel em: <http://www.caueteixeira.com.br/?t=blog_resultado&id=13> acesso em: 06/abr/2011


WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical activity. Disponível em: <www.who.int/dietphysicalactivity/media/en/gsfs_pa.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2004.


WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical activity: direct and indirect health benefits. Disponível em: <www.who.int/hpr/physactic/health.benefits.shtml>. Acesso em: 03 out. 2004.


Profª Cristiane dos Santos

Professora de Educação Física, formada pela faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS-UNIMES). Atualmente cursando o ultimo semestre do bacharelado em Treinamento Desportivo.
Email: cristiane.santos08@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário