É comum observamos alunos na
musculação executando exercícios prendendo a respiração excessivamente. Esse
comportamento é chamado de “manobra de valsalva”, que é um bloqueio da glote (a
parte mais estreita da laringe através da qual o ar penetra na traqueia) que
impede a expiração do ar inalado, que resulta em aumento da pressão
intra-abdominal, diminuição do retorno venoso e aumento da pressão arterial.
Com essa elevação da pressão arterial aumenta a sobrecarga cardíaca; isso exige
que o coração desenvolva maior pressão para ejetar o sangue, tornando o
trabalho cardíaco mais difícil (FLECK e KRAEMER, 2006). Segundo Mcardle et al.,
(2011) essas respostas representam um perigo potencial para os indivíduos com
doença cardiovascular.
É importante que o
profissional de educação física não se atente apenas a postura correta do aluno
na execução do exercício, mas que também encoraje os alunos, principalmente os
iniciantes, a criar um padrão contínuo de respiração durante as séries do
exercício, evitando, assim, a realização da manobra de valsalva (TEIXEIRA e
GUEDES JR., 2010).
É importante ressaltar, no
entanto, que a execução dessa manobra é inevitável em exercícios com
intensidade igual ou superior a 80% de 1 RM (FORJAZ et al., 2010). Quando
observamos alunos mais experientes em treinamento com pesos, é comum
identificar os mesmos realizando a
manobra de valsalva que acaba dando mais estabilidade nas cavidades abdominal e
torácica, estratégia usada para aprimorar a ação muscular. Entretanto, o ato de
prender a respiração excivamente deve ser desencorajado.
Segundo Teixeira e Guedes
Jr. (2009) não existe um consenso na literatura sobre a melhor ou a mais
correta forma de respiração durante os exercícios, eles recomendam que o aluno
simplesmente respire.
Fleck e Kraemer (2006)
recomendam, expirar durante o levantamento de uma carga e inspirar durante a
volta à posição inicial (respiração passiva), apesar de haver pouca diferença
na resposta de frequência cardíaca e pressão arterial durante o treinamento de
força se a expiração ocorrer durante a volta à posição inicial e a inspiração
ocorrer durante o levantamento da carga (respiração ativa).
No entanto, é sensato que os
alunos sejam orientados a respirar de modo que haja o maior conforto possível,
com uma proporção de um ciclo respiratório (inspiração e expiração) para cada
repetição, independentemente do tipo pelo qual se optou (TEIXEIRA e GUEDES JR.,
2010).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FORJAZ,
C. L. M. et al. Sistema cardiovascular e
exercícios resistidos. IN: Negrão, C. E , Barreto A. C. P (editores). Cardiologia
do exercício: Do atleta ao cardiopata. 3ª ed. São Paulo: Manole; 2010.
FLECK,
S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do
treinamento de força muscular. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MCARDLE,
W. D. et al. Fisiologia do exercício:
nutrição, energia e desempenho humano. Guanabara Koogan, 7ª ed. 2011.
TEIXEIRA,
C.V.L.S.; GUEDES JR. D.P. Musculação:
perguntas e respostas: As 50 dúvidas mais frequentes nas academias. São
Paulo. Phorte Editora, 2010.
TEIXEIRA,
C.V.L.S.; GUEDES JR. D.P. Musculação:
Desenvolvimento corporal global. São Paulo. Phorte Editora, 2009.
Profº Carlos André Barros de Souza
CREF 081728-G/SP
Professor de Educação Física (FEFIS)
Graduando em Fisioterapia (UNILUS)
Pós Graduando em Fisiologia do Exercício aplicado à clinica (UNIFESP)
Email: c.andrefisio@yahoo.com.br
Profº Carlos André Barros de Souza
CREF 081728-G/SP
Professor de Educação Física (FEFIS)
Graduando em Fisioterapia (UNILUS)
Pós Graduando em Fisiologia do Exercício aplicado à clinica (UNIFESP)
Email: c.andrefisio@yahoo.com.br
Mto boa a materia!! parabéns Professor
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