terça-feira, 22 de outubro de 2013

ATIVIDADE FÍSICA x AMAMENTAÇÃO


A Atividade física regular é um importante fator para a promoção e manutenção da saúde da mulher em todas as idades e situações, inclusive na gestação e na fase pós-parto.
Fala-se muito da pratica de atividade física em gestantes objetivando a manutenção da aptidão física e da saúde, a diminuição de sintomas gravídicos, o melhor controle ponderal, a diminuição da tensão no parto, e uma recuperação no pós-parto. Porém alguns mitos rodeiam a pratica do exercício no pós-parto, como a amamentação.
Os exercícios no período pós-parto, não existindo complicações, iniciam-se 30 dias após o parto normal e 45 dias após a cesariana, aplicando-se os mesmos princípios utilizados para a prescrição de exercícios na população em geral. Durante o período de amamentação, desde que a ingestão calórica e hídrica da mãe se mantenha normal, os exercícios leves a moderados não afetam a quantidade ou a composição do leite, e por isso não exercem qualquer impacto sobre o crescimento do bebê.
Possíveis influências do exercício na fase de amamentação foram avaliadas em um ensaio randomizado que analisou os efeitos de atividades aeróbias realizadas a 60-70% da FC de reserva, durante 45 minutos, cinco vezes por semana, não se observando nenhuma diferença significativa no volume e na composição do leite materno após 12 semanas. A única diferença significativa observada neste estudo foi um aumento de 25% no Vo²máx do grupo ativo. Concluindo-se, portanto, que o exercício físico é seguro para o lactente e eficaz para a mãe no período pós-parto.
Exercícios com intensidades superiores, que resultem na produção de ácido láctico, não são recomendados. Em algumas mulheres, os níveis de ácido láctico elevam-se no leite e permanecem elevados por cerca de 90 minutos depois da prática do exercício, dando ao leite um sabor que o bebê pode não gostar. Neste caso, recomenda-se que a mãe amamente o bebê antes de fazer exercício e aguarde cerca de 90 minutos após a prática de exercício intenso para amamentar novamente.
Ter a orientação de um Educador Físico é essencial para que a pratica de exercício não se torne prejudicial para esse seu período de amamentação.
  
Bibliografia

Leitão, M. B. et al. Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde na mulher. Rev Bras Med Esporte vol.6 nº.6 Niterói Nov./Dec. 2000. ISSN 1517-8692

LIMAL, F. R; OLIVEIRA,N. Gravidez e exercício. Rev. Bras. Reumatol. vol.45 no.3 São Paulo May/June 2005. ISSN 0482-5004


Atividade Física. Disponível em <http://www.amamentar.net/ProfissionaisdeSa%C3%BAde/Am%C3%A3e/ActividadeF%C3%ADsica/tabid/210/Default.aspx>. Acesso em 22 de out. 2013. 

Profª Cristiane dos Santos
CREF 090370-G/SP

Professora de Educação Física, formada pela Universidade Santa Cecilia.
Email: cristiane.santos08@gmail.com